quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Um desabafo

Recentemente recebemos o seguinte texto da voluntária Paula que desejamos compartilhar:


Bom dia!!!!!
Digo e Marcio ontem tive um experiência que gostaria de compartilhar com vocês.

Metrô lotado 18h30 em plena plataforma na estação Sé, eu estava com meu livro voltando para casa quando ao meu lado um grupo de pessoas começam a empurar, como não estava vindo o metrô eu olhei para ver o que estava acontecendo, pois esta atitude não era normal.

Era um rapaz morador de rua ou melhor em situação de rua, bem jovem.

As moças que estavam ao lado dele ficaram desesperadas para sair empurando de todo jeito, porém não tinha lugar para elas e foi aí que tudo começou.

Juntamente com um grupo de rapazes começaram em voz alta a fazer deboches estritamente ofensivos do tipo:

- Nossa o Zé Pequeno no metrô (Fazendo analogia ao personagem do filme Cidade de Deus);
- Ele que não encoste em mim, vou para a faculdade e não vou ficar com o cheiro do Zé Pequeno;
- Se vier um metrô vazio ninguém entra só ele;
- E pior aposto que o Zé pequeno vai sentar;
- Não senta perto de mim;


Enquanto os rapazes faziam as ofensas as moças riam e tentavam é claro se afastar.

Depois de alguns metrôs conseguimos entrar, as moças conseguiram se afastar, porém eu os rapazes e o morador da rua ficamos juntos, porém o massagre emocional não parou, continuaram a falar alto e com sarcasmo:

- Nossa desce logo ou eu te jogo;

- Você quer uma pedrinha;

- Próxima estação desce para tomar banho

Neste ponto eu já não conseguia mais ler de tão nervosa e já era a estação Brás onde uma mulher sentada levantou e o rapaz em situação de rua sentou. Ele deu uma risada banguela e totalmente alienada sem maldade, sem nada, nem sei se ele naquela alienação estava ouvindo tantos absurdos, e do fundo do meu coração espero que não tenha ouvido mesmo, aí foi a gota d´agua, um dos "bunitões" me fala

- AGORA ELE ESTA SE SENTINDO HUMANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Inacreditável né???????

Até eu achei que estava louca naquele momento e não tinha escutado isto e nesta hora já não consegui me segurar e tive que falar algo:

- Desculpas mais não estou vendo patas nele, e sim braços e pernas se alguem aqui tem patas este sim é você, nunca vi tamanho preconceito, em pleno 2012 estamos ainda vivendo a exclusão social e pior que de uma forma preconceituosa e ridícula, acho mesmo que vocês deveriam chamar a Globo afinal isto é um acontecimento histório um morador de rua pegar metrô ou melhor chama o Datena, posso te garantir que o cheiro dele esta mais suportável do que ficar ouvindo tanta besteira.

Eles não responderam foram para frente e logo em seguida o rapaz em situação de rua desceu, mas eu não aguentei tamanha humilhação e chorei, como pode tamanha maldade...

E mais um vez vemos a prova da importância do trabalho....

bjs

Paula

2 comentários:

  1. Ah, não tem mesmo como comentar uma situação dessa. Lastimável. É por isso que devemos ter olhos de ver, certamente este senhor apesar das veste humildes e da condição de vida que o fazia andar em tais condições possui um espírito grandioso. Já não podemos imaginar o mesmo daqueles que ostentavam uma situação melhor naquele momento.

    Casos como estes devem ser partilhados sempre a fim de que mais corações despertem ao chamado que Jesus nos fez há tanto tempo.

    ResponderExcluir
  2. É uma pena saber que no mundo onde vivemos, ainda há atitudes como essas.

    ResponderExcluir