sábado, 14 de novembro de 2009

O SR°. A ;

(Nomes Fictícios).


Pelos corredores do Hospital lá vai ele o DR. BGIGANGA ARAPONGA, em direção aos quartos cada quarto nesse hospital temos 4 leitos, leitos de adultos e idosos.



Por ser um hospital de pequeno porte "se assim posso dizer", visito quase todos os setores( Internação, Pediatria, Emergência, Ambulatório, Recepção etc...)




Logo no primeiro quarto e primeiro leito encontro o Sr°. A. Figura franzina, abatido pela doença de seu corpo e pela notável tristeza em seu olhar já quase fechados, pude perceber um dos motivos de sua tristeza, todos os leitos tinham visitas pois estava na hora da visita, e cadê a sua visita do Sr°. A ? Não tinha visita. E agora o que dizer? Apresentei-me a todos passei pelos outros 3 leitos interagindo com os pacientes e com as visitas, em seguida aproximei do Sr°. A, sem saber o que dizer apenas sorri.



Antes mesmo de dizer qualquer coisa, o Sr. A, em choro me diz:





- Obrigado doutor pela visita;








E continuou a falar de sua vida em copioso choro, naquele momento fui invadido de uma sensação de paralisia total, um branco total em minha mente, um extremo vazio, meu corpo estava lá, mas eu não estava algo diferente estava acontecendo, meu corpo estava lá eu ouvia tudo e sentia tudo, mas minha mente viajava via tudo de uma posição diferente, fui coberto por uma nuvem chamada amor e depois de um tempo voltei para frente do Sr°. A "completo", percebi que ele já tinha relado momentos de sua vida, tudo o que ele disse estava registrado em minha mente.



Vivi uma experiência única, vivi dois momentos em um mesmo momento. Quando voltei tentei entender o que havia acontecido. Vieram algumas coisas em minha mente como inspiração.




1° A frase "Apenas hum sorriso", mas porque apenas hum sorriso, mas porque essa frase?

O sorriso abre qualquer porta, foi necessário apenas um sorriso para abrir a porta do coração do Sr. A, ou seja, em qualquer situação da nossa vida quando encontrarmos uma porta fechada sorria....isso mesmo sorria, sorria para o triste, para o orgulhoso, para o criminoso, para o doente, o sorriso tem um poder maravilhoso, para saber qual é o seu resultado em sua vida, sorria para todos e me diga se de fato as situações não mudam.




2° A inspiração me direciona a desenvolver esse blog para compartilhar as experiências vividas no hospital, para que nos serva de exemplo, pois o hospital é uma verdadeira escola que nos prepara a viver com mais força e menos lamentações.


Obs.: H+UM = HUM ==> H simboliza "Humanidade, Humanização"





Algo mágico e talvez inexplicável.


Sendo assim segue a história do Sr°A, em resumo, assim como ficou registrado em minha mente.




Veio viver na cidade na Cidade de São Paulo ainda novo;
Por um tempo foi catador de papel;
Tenha o vício do álcool;
Passou muita fome;
Conseguiu um emprego em uma metalúrgica;
Em pouco tempo, consegue status e uma boa condição financeira;
Casou-se e teve alguns filhos;
Continua com o vício do álcool;
O dinheiro fez com que tivesse vários amigos;
Amigos de farra;
Desviou-se durante o casamento com algumas paixões extraconjugais;
Criou uns filhos em determinado luxo;
Continuou alimentando seu vício do álcool;
E o Sr°. A, avança em seu relato dizendo:


Cultivei vários falsos amigos, não dei valor à mulher amada, dei tudo o que meus filhos precisavam para viver em de vida, porem acho que errei em algum momento, pois hoje com quase 80 anos, estou aqui sozinho, em uma cama de hospital agonizando, meus amigos sumiram, minha esposa não se encontra mais aqui, já está em outro lugar, meus filhos, ....(choro)...meus filhos e netos não tem tempo para mim, nem vêem me visitar, estão preocupados com a diversão e a aquisição de bens, que não tem tempo para o pai e para o avô, aparecem de vez em quando...Poderiam ao menos custear um tratamento melhor.


Bom eu mereço, fiz tudo errado...gostaria de voltar e fazer tudo diferente...


É isso que me lembro nitidamente do seu relato, a conversa se estendeu, além disso, procurei encorajá-lo e a não s entregar ao desanimo.




Mudamos de assunto falamos de sua terra Natal, falamos do seu time, do bom atendimento do hospital e vários outros assuntos.


Quando sai, percebi que o Sr.°A, estava mais aliviado me despedi ele agradeceu, virou de lado e adormeceu.



Sai do quarto, fiquei encostado na parede por um tempo, digeri toda aquela situação e aprendizado, respirei fundo me animei e fui para outro quarto, pois outras pessoas me esperam.....



Tudo começou com Hum Sorriso, isso apenas um Sorriso, gostaria de continuar e dizer o que poderíamos aprender com tudo isso, mas não acho necessário. Acredito que quem ler entenderá o que o Sr°.A, nos fez entender.


Grande Abraço a todos,


Até o próximo relato,
Sorriam Sempre,
Rodrigo Domingues





Nenhum comentário:

Postar um comentário