quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pessoa em Situação de Rua

Nosso público atualmente são freqüentadores de Albergues, conhecidos pela sociedade de “mendigo”, mas a forma correta é "pessoa em situação de rua".

Quem é a pessoa em situação de rua?

O conceito utilizado de forma instrumental pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome identifica estas pessoas como: "Grupo populacional heterogêneo, caracterizado por sua condição de pobreza extrema, pela interrupção ou fragilidade dos vínculos familiares e pela falta de moradia convencional regular. São pessoas compelidas a habitar logradouros públicos (ruas, praças, cemitérios, etc.), áreas degradadas (galpões e prédios abandonados, ruínas, etc.) e, ocasionalmente, utilizar abrigos e albergues para pernoitar."

A definição foi citada na Política Nacional para a Inclusão Social da População de Rua, que complementa: "Estas pessoas relacionam-se com a rua segundo parâmetros temporais e identitários diferenciados, vis-a-vis os vínculos familiares, comunitários ou institucionais presentes e/ou ausentes. Em comum possuem a característica de estabelecer no espaço público das ruas seu palco de relações privadas, o que as coloca na categoria de "população em situação de rua."


Sorriam Sempre,
Rodrigo Domingues / Marcio Massaroto

Nenhum comentário:

Postar um comentário